quinta-feira, 7 de novembro de 2013


32º Domingo do Tempo Comum, 10/11/2013
 
 O SENHOR NOSSO DEUS NOS RESSUSCITARÁ PARA A VIDA     ETERNA: ELE OFERECEU TUDO, ATÉ A PRÓPRIA VIDA!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj76XirVGLIbyx8_jVxPbXhFUmtYsbKM_2DpQeTqVTS6xeSNf6qrIpbKjewFxJurUpVg14WV0U5msEMpjAh5kmdC1cDsEZ9DFmi11nRF_RNxqpEcZx-BKJ5JNNJA47YsNKfc_NKoLe6QIxm/s1600/t.bmp A morte amedronta os fracos diante das perseguições e contradições do mundo: só o Ressuscitado salva. Os textos nos falam do dom da vida, vida definitiva de quem crê na esperança da ressurreição, assumindo compromisso em defesa da vida: A fonte de esperança na ressurreição é nossa fé no Cristo vitorioso. A morte assusta, mas nos traz nova vida, como passaporte para a eternidade: na casa do Pai tenho muitas moradas.  O nosso Deus é o Deus dos vivos para os homens vivos num Reino de justiça, de paz e de fraternidade. http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/wp-content/uploads/2010/09/seminarioes.jpg
A liturgia nos convoca a refletir sobre o final dos tempos: a volta  gloriosa de Jesus, como Rei do universo, de um novo Céu e nova terra, como realização definitiva do Reino e o julgamento de Deus na história.  Paulo enfatiza: O Senhor dirija os vossos corações, para que amem a Deus e aguardem a Cristo com perseverança:
Com Ele começará nova vida na Eternidade. Na resposta aos saduceus, Jesus complementa: neste mundo homens e mulheres se casam, mas os dignos do mundo futuro, da ressurreição, não se casam, não morrem, pois serão iguais aos anjos: SERÃO FILHOS DE DEUS que se amam.
Nosso Deus é dos Vivos, não dos mortos: todos vivem para Ele.
1º Leitura: 2Macabeus,7,1-2,9-14 O Rei do universo ressuscitar-nos-á para a vida eterna.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQh7AhNHBrp21eeeolzQG96MPcCUSOcj7WOEouwloufo5JNfCTFjg A coragem de uma mãe que se recusa a violar a fé e as tradições judaicas leva seus sete filhos ao heroísmo absoluto: a vida por amor e fé, certos de que Deus reserva a vida eterna aos que seguem, com fidelidade, seus caminhos neste mundo. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRf4lLEpcWd47nxJzB2PKVhazahngLs5EFN2B8aIZHkBm3dSRLJ-QA evidência do testemunho de mártires de ontem e de hoje está no compromisso pela justiça e pela verdade: a força da morte não os vence ou destrói porque a Ressurreição os impele para a eternidade – uma revivificarão eterna da vida: Os Macabeus já acreditavam na idéia da imortalidade. Foi a semente da doutrina da ressurreição pela primeira vez apresentada na Bíblia, até ser consubstanciada por Jesus Cristo que, dando sua vida, venceu a morte e Ressuscitou.
A fé nos traz a certeza de que a vida continua além desta terra: É a mensagem deixada pelos Macabeus.
Salmo Responsorial: O salmista implora ao Senhor que ouça sua prece e o preserve para a vida eterna. Ao despertar me saciará vossa presença e verei vossa face!
2ª Leitura: 2Tes, 9,16-3,5 O Senhor vos confirme em toda a boa ação e palavra.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbsHTqQZ2RSXxGyYS3myYNe8CGDXZuPBrBtj15RSDd69C7Yd6bNw Para Paulo, manter o diálogo e a comunhão com Deus, a esperança no Cristo e a vida nova que Deus nos reserva, só será possível na oração, fé e fidelidade ao anúncio da Boa Nova do Evangelho. Na catequese de Paulo, o processo de salvação do homem se dá em dois planos: no do dom de Deus e no esforço fiel do homem,  http://www.comshalom.org/portal/wp-content/uploads/2009/07/15/portal/Ema%C3%BAs-150x150.jpgmas sem a graça de Deus, o esforço do homem se torna estéril Paulo finaliza pedindo que uns reze pelo outros, especialmente em favor dos apóstolos em missão, pelo seu ministério e, os que já foram catequizados, peçam ajuda divina pela salvação que Cristo veio trazer, com ajuda e testemunha da Igreja, chegue a todos os homens: O testemunho do apóstolo e da Igreja, só será possível com a ajuda de Deus – DELE BROTA A FIDELIDADE AO EVANGELHO.
O Rezar uns pelos outros é consciência da solidariedade que deve marcar a experiência comunitária: família de irmãos no amor e na partilha, na dor e na alegria.
Evangelho: Lucas, 20,27-38 Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
http://darwinismo.files.wordpress.com/2013/09/hipocrisia.png Jesus se encontra em Jerusalém nos últimos dias que antecedem sua morte e vive a grande controvérsia existente entre os líderes Judeus, em especial seus inimigos os Saduceus, classe que se julgava superior, mas negam a ressurreição. A catequese de Jesus deixa claro:  é na ressurreição que participamos das núpcias eternas.
http://domvob.files.wordpress.com/2011/11/jesus-e-os-fariseus.jpg?w=400Jesus é a realidade que nos espera, porque venceu a morte, dando-nos vida nova. O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó é o Deus dos vivos, pois todos vivem com Ele e para Ele. O mistério é como vai acontecer esta realidade: esperança que dá sentido a caminhada do cristão, ainda que vivida na dor e sofrimento. Já o materialista, descrente da ressurreição, prefere a existência de outra forma de vida: o que conta são os valores e as benesses deste mundo.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQHNxf6mmB58Q8dDEk09eWsrlRCUDJvBxiiFpOiEprfm36-BQEe Os saduceus eram inimigos dos fariseus que valorizavam a lei oral, impondo ao povo suas regras. Os saduceus, membros da aristocracia e do poder, prezavam a lei escrita e se mantinham distantes do povo, como seres intocáveis.
Phttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYDQeBnZW90DfU0dICwpMy7W0QaYu81BVpBTJre8RuwJK5cx7m3tCM1c-yQ7Pxszix1g5UGbi9I7qV8XASzCEH_XT1mojNq0YiJR_x570_TY5oyRWMgruSdPS7WyZepgLEwcxd70P9wBiZ/s1600/jesus+e+os+fariseus+e+saduceus.JPGara eles a ressurreição não fazia parte de sua cultura a ponto de ridicularizá-la, colocando a Jesus a “farsa” da mulher  que se casou com sete irmãos, seguindo a lei vigente, pela qual o irmão do morto, sem filhos, devia se casar com a viúva, dar descendência ao falecido e impedir que os bens da família fossem para mãos estranhas.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRiEP9MrtLJwTpc9jAlE5cw85pY9eUltEImDWQAdmV5hMPeBigtTwQuestionam a Jesus: na ressurreição com quem ficará a viúva? Jesus, de forma teológica, responde à altura: a ressurreição não é uma simples continuação dessa vida, mas uma vida nova, vida em plenitude que, a partir de nossa realidade de vida, nossa inteligência não consegue entender. Somente na fé viva, a exemplo dos patriarcas, viveremos para ele, pois seremos como Anjos.
http://2.bp.blogspot.com/_98Lp2dvqd9U/TBg8ZEBXQhI/AAAAAAAABMg/9UYK75WGYHo/s400/Jesus_Volta+050.jpg Para Jesus, os patriarcas não foram reduzidos a pó, como alguém que passou, acabou, morreu, mas vivem em Deus. Ora se Abraão, Isaac e Jacob estão vivos, podemos falar com fé na ressurreição dos mortos. Para a maioria dos homens do nosso tempo, a ressurreição  é algo contraditório, invenção de padre, coisa de Igreja, um“ópio do povo” phttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRMzFG_ACmCiNnVQsE6x4hxp6sQPrt5IJsZVb8zxtBiwTMYY4P5ara atraí-lo e lutar pelo bem dos povos da  humanidade: uma espécie de ilusão para cativar os insatisfeitos, desanimados, os pobres e desamparados. Para nós a ressurreição é a esperança que anima os cristãos a trilhar o caminho da fé viva e inabalável. A fé na ressurreição é a certeza absoluta que nos identifica com o Cristo vitorioso: quem se identifica com Cristo nascerá com Ele para a vida nova e definitiva.
A ressurreição é a passagem para a vida nova onde, como filhos de Deus, seremos como anjos.

Cristo mostrou o caminho da ressurreição e como a vida de fidelidade ao projeto de Deus.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário